Moxon 10/11

Aqui está o projeto simplificado de uma boa antena direcional para as faixas de 10 e 11 metros. Ganho razoável, ótima relação frente-costas, baixo custo, construção e instalação simples são características desta pouco conhecida antena, principalmente para os operadores da faixa do cidadão. Vale a pena experimentar a antena Moxon  e se surpreender com o seu desempenho!

Utilizam-se materiais que podem ser facilmente encontrados no comércio especializado: tubos e conexões de PVC, tubos de alumínio redondo com bitolas standard (3/4 e 5/8″) e parafusos. A estrutura que proporciona sustentação aos elementos é construída com tubos e conexões tipo “T” soldáveis de PVC para água fria, com diâmetro de 32mm e deve ser executada de modo a preservar as dimensões e espaçamento entre os elementos. Não são fornecidos os comprimentos dos tubos, mas é importante observar o centro de massa da antena, para que não fique desequilibrada quando suspensa pelo mastro, forçando, desta forma, a conexão central. Afinal de contas, somos brasileiros e sempre temos um jeitinho especial de fazer as coisas. O desenho abaixo deve dirimir qualquer dúvida.

moxon10-11

Os tubos de alumínio são do tipo standard, com paredes de 1/16″. Se forem utilizados tubos com paredes mais finas ou mais grossas, será preciso colocar um enchimento condutor (mais conhecido como bacalhau) ou desbastar, para um perfeito encaixe. As dimensões de cada tubo não são críticas, porém as dimensões dos elementos já montados devem ser respeitadas. Para unir os tubos, utilize parafusos com bitola e comprimento convenientes, evitando enfraquecimento do tubo ou má fixação mecânica e elétrica. Prefira os tipos auto atarraxantes, em aço inoxidável, para um bom contato e evitar oxidações indesejáveis. Para “amarrar” os tubos de alumínio aos tubos de PVC, utilize parafusos com porcas e arruelas, atravessando ambos os tubos.

Cuidado especial deve ser tomado ao dobrar os tubos de alumínio em 90º. Faça-o vagarosamente e com firmeza para evitar a fadiga e o rompimento do material. Se for utilizar um gabarito ou ferramenta auxiliar para executar a dobra, não “force” um raio de curvatura muito pequeno. Aquecer os tubos (cuidado com queimaduras!), preenchê-los com areia fina ou inserir um outro tubo com diâmetro menor na região da dobradura pode ajudar.

O elemento irradiante é aberto, tal como um dipolo e a alimentação da antena deve ser feita neste ponto, com cabo coaxial de boa qualidade e impedância característica de 50 Ohm. É conveniente utilizar um balun 1:1 para alimentar a antena, haja vista que é balanceada. Uma boa opção é enrolar 10 espiras do próprio cabo coaxial que alimenta a antena sobre uma forma de 10cm de diâmetro. Isto não permite a circulação de RF pela malha do coaxial, como consequência do desbalanceamento deste.

No mais é colocar a antena no mastro, no mínimo a 5,5m do chão e começar a falar. Se todos os procedimentos recomendados foram seguidos, não há ajustes a fazer. A antena deve trabalhar com valores mais que aceitáveis de ROE entre 27,5 e 28,5 MHz. Bons QSOs!!!

26 Respostas para “Moxon 10/11

  1. Olá Luíz! Você já viu ou soube de alguém que fez uma dessas pros 40 ou 80 metros?

    73

    PU1LAA

  2. Caro Lauro, desculpe-me pelo atraso na resposta.

    Para 40m, eu já vi, mas só a fotografia. Uma antena dessas, para 80m, ocuparia uma área de, aproximadamente, 330m² (30m x 11m)!!! A maior que eu fiz foi para 20m, utilizando varas de pesca em fiberglass e fio rígido com seção de 1,5mm². Funciona!

    73, Luiz – PY1UR/PX1W3254

  3. Legal Luiz andei procurando projetos dela na internet e acho que vou montar uma para 40, feita de fios… vou pensar nisso!

    73

    Lauro – PU1LAA

  4. Paulo Estevão

    http://www.dxzone.com/cgi-bin/dir/jump2.cgi?ID=18247

    Olá.

    Construi uma Moxon Yagi de 2 elementos para 40 metros. Esta que vcs verão no site.
    É fantastica. Observem a comparação que o autor faz com as manobandas de de 3 e 4 elementos.

  5. claudio _pu2knm

    gostaria de monta uma antena desta pr 6m sera q tem como?????

  6. claudio _pu2knm

    gostaria de monta uma antena desta pr 6m sera q tem como si vc tem o projeto dela pr 6m gostaria d monta uma

  7. Caro Claúdio, desculpe-me pela demora da resposta. Meu computador estava “doente”. Passe-me um email em private (py1ur@hotmail.com), que eu mando o esquema da moxon para 6m. Utilizamos uma dessas na estação da AFRR, a PY1AFR, e já fizemos bons contatos na “magic band”.

    73’s

  8. Veja comentário anterior.

  9. Caro Paulo, desculpe-me pela demora da resposta. Meu computador estava “doente”. Putz, fica grande para 40m, mas funciona muito bem. Só vou poder ter a minha no ano que vem, quando estarei morando em um lote com 1000 m², em Itatiba – SP: a casa em baixo e a antena por cima! Conte-nos como tem, sido o desempenho da antena.

    73’s

  10. Caro Lauro, desculpe-me pela demora da resposta. Meu computador estava “doente”. A moxon de fio para 40m fica levinha, mas também fica meio molenga. Se você for utilizar varas de fiberglass, vai ficar boa. Conte-nos como foi sua experiência. Se precisar de esclarecimentos, é só perguntar, por aqui ou em private.

    73’s

  11. PAULO PU2KNM,

    Ja fiz alhumas Moxons: VHF e 6 metros, funcionam muito bem, vc gasta pouco e o resultado é muito interessante…Há uma calculadora de antenas Moxon nesse site:
    http://n3wwn.futuretek.cx/calcs/moxon.php4
    Boa sorte e bons comunicados.73 DX.Até qualquer momento. PU2OKE RICARDO GG66vl.

  12. PAULO PU2KNM,

    Ja fiz algumas Moxons: VHF e 6 metros, funcionam muito bem, vc gasta pouco e o resultado é muito interessante…Há uma calculadora de antenas Moxon nesse site:
    http://n3wwn.futuretek.cx/calcs/moxon.php4
    Boa sorte e bons comunicados.73 DX.Até qualquer momento. PU2OKE RICARDO GG66vl.

  13. Vc falou tudo: boa, barata… mas é feinha! Utilizo a moxon em 11, 10 e 6m, com bons resultados.

  14. Olá, Luiz.
    Eu gosto muito de construir antenas!Comecei com a antena “L” para PX, depois coloquei mais um elemento e ficou a antena “T” invertido, depois comprei mais 1 tubo e ficou a plano terra de 4 radias. Aí veio dipolo de fio, dipolo de tubo, Long Wire etc.Atualmente uso uma antena da Twister para 10 e 11 metros com acoplador caseiro. Sempre achei bonita aquela antena da Stilbras de 5/8 com uma bobina externa e fiz uma “genérica” com 6,80m de altura e a bobinona eu fiz com fio rígido de 10mm, ficou muito boa.Em VHF já usei a “J” a Slim Jim e a OWA. Agora estou querendo construir uma antena direcional para 10 e 11 metros pois gosto de DX . A princípio pensei na Yagi direcional de 3 elementos ou 2 elementos, porém achei muito grande e pensei em fazer a Moxon. Vi este esquema e achei interessante.
    1)Exste algum problema em fixar os dois elementos em uma gôndola de alumínio, pois quero fixa-la abaixo da antena 5/8, no mesmo mastro de 7m.
    2)A Moxon de fio fica tão boa quanto a de tubo de alumínio?
    3)O rendimento da Moxon é semelhante ao da Yagi de 2 elementos?
    Att,
    Adair ( PU1JLS /PX1W7578 )

  15. Caro Adair, o boom (gôndola) pode ser em alumínio, contanto que fique isolado dos elementos. A moxon de fio tem rendimento igual. A relação frente/costas da moxon é melhor que o da yagi de 2 elementos, o ganho 0,3 dB menor. 73/DX

  16. Ok, Luiz!
    Para começar a brincar, vou experimentar com fio, devidamente isolado, sustentado por uma cruzeta de tubo de alumínio, materiais já prontos…é só montar.
    Com relação ao uso do boom de alumínio, o refletor também não pode fazer contato com este ou a regra só é válida para o irradiante?
    Tenho interesse na banda de 6m, você tem conseguido contato com a Moxon?
    Fique em paz!
    Adair – PU1JLS / PX1W7578

  17. Luiz, gostei demais do seu blog, quero deixar um 73 a você, e obrigado pelas informações e dicas que nos oferece, eu montei a moxon sugerida por você e me apaixonei pela antena, uma direcional para 11 metros, barata, rápida de fazer, consome menos espaço no qth, não quero outra ok? Foram DX com reporte de sinal local risos. Peço sua permissão para reproduzir seu artigo no meu blog, aguardo sua resposta. Parabéns mais uma vez e obrigado.

  18. Caro Guilherme,

    Obrigado por seus comentários. O blog tá meio paradão, mas eu pretendo, num futuro próximo, recomeçar as postagens. Fique a vontade para publicar no seu blog o artigo de minha autoria. Fico muito feliz por isso! A anteninha realmente é muito boa e pode ser feita para qualquer banda. Já experimentei em 20m, com bons resultados.

    73, Luiz – PY1UR / PX1W3254

  19. Caro Luiz.
    Vou fazer uma moxon para 40 metros de fio , logo que eu esperimentar te passo as novidades dela, pretendo usar um QRP para usar na sub faixa.
    Forte abraço
    PY1LEO- Léo

  20. Fica meio grandona, mas funciona muito bem, com bom ganho e ótima relação F/B. Conte-nos como ficou. Obrigado por seu comentário.

  21. Adair. Ao invés de uma yagi, talvez seja mais interessante se aventurar em uma cúbica 2 el., onde vc poderá ter maior rendimento. É mais trabalhoso, mas compensa. Tem um norte americano que propôs em alguns artigos na net uma configuração diferente à cubica, tornando-a menor ( o que pode ser interessante quando a falta de espaço é importante fator à considerar), entretanto o ajuste é o ponto mais crítico da montagem.

  22. Ola boa noite,gostei de antena moxon para 10/11 metros.
    não entendo a metragem do dipolo 2,18.3 para cada lado se numa dipolo de 11 metros se usa 2,65 em média e em 10 metros 2,51
    posso por os elementos todos retos sem dobra-los

  23. Muito boa a Moxon, Tenho uma para 11 metros e é show.

  24. Companheiro Janga: observe bem o desenho da antena e perceberá que está equivocado com relação às medidas. Pode utilizar os elementos sem dobrá-los, mas, nesse caso, você terá uma yagi de 2 elementos e terá que alterar o espaçamento entre eles. Recomendo uma boa leitura na página do radioamador alemão Martin, DK7ZB (http://www.qsl.net/dk7zb/).

  25. 3SD111, a Moxon é uma antena silenciosa e com uma boa relação frente/costas. Quem a utiliza não consegue mais largá-la!
    73 e bons DX.

  26. Gostaria de saber a antena moxon para 10/11 metros qual a distancia que foi alcançada em KM. Grato