Monofilar 80m

ANTENA MONOFILAR DE 1/4 DE ONDA PARA 80 METROS

Para todos os que desejam utilizar a faixa de 80m, aí está uma anteninha simples e facílima de fazer, sem bobinas, sem encurtamento, impedância compatível com os rádios e cabos coaxiais atuais, bom rendimento para médias e longas distâncias, cabe no seu terreninho de 100m² e (como dizem os marketeiros) muito maisssss! Mãos à obra: fio # 2,5mm² flexível ou rígido, haste de aterramento com 2m de comprimento, uns pedacinhos de tubo de PVC para isolar e pronto!

 Muitos dirão que o rendimento de um dipolo de meia onda é melhor. OK, eu concordo, mas com restrições! Esta antena se assemelha a um monopolo de 1/4 de onda disposto sobre o solo. O ângulo de irradiação desta antena favorece contatos a longa distância e, dessa forma, pode surpreender em certas situações. Não se pode esperar um rendimento fantástico para “QSO de esquina”. Além do mais, esta antena cabe em lotes pequenos e pode utilizar um mastro já existente.

monofilar-80m1

O desenho ao lado dispensa maiores comentários, mas é importante ressaltar aguns detalhes importantes. O primeiro deles é o aterramento, não se pode menosprezá-lo. No mínimo, deve ser utilizada uma haste de terra cobreada, com 2m de comprimento. Melhor mesmo é utilizar 3 hastes enterradas, formado um triângulo equilátero e uní-las por meio de uma cordoalha de cobre em um ponto comum.

 A impedância dessa antena deve ficar no intervalo 40-55 Ohm, dependendo do aterramento. Quanto melhor o aterramento, mais baixa é a impedância. Com uma haste de terra, consegue-se 50 Ohm, o que parece ideal, mas não é bem assim. Dentro destes 50 Ohm, existe uma componente resistiva passiva, referente à resistência do aterramento, que significa perdas. Então, o quase ideal é um aterramento melhor, mesmo que a impedância resultante seja menor que a do cabo coaxial e provoque alguma onda estacionária. O rendimento final será, sem dúvida alguma, melhor. Lembre-se que uma ROE de 1,5:1 significa uma retorno de somente 4%.

O comprimento total do fio (de ponta à ponta) é 19,5m, mas este valor pode variar em função da inclinação da antena e de sua proximidade em relação a outros objetos, árvores, construções, etc. É preciso experimentar até que se consiga a mínima ROE. Bom mesmo é começar com 20m de fio e cortá-lo conforme a necessidade.

 Quem quiser a antena auto-suportada e vertical, pode utilizar tubos de alumínio telescopados, até atingir o comprimento total da antena. Neste caso, a antena deve ser estaiada com cordinha de nylon, devido a sua altura.

 Sua imaginação e suas possibilidades são o limite para montar esta antena. O desenho que aqui apresento é apenas uma sugestão e se assemelha à configuração que fiz no meu QTH.

 OBS: o desenho acima pode ser copiado e reproduzido à vontade, desde que mantidos os créditos e para fins não comerciais. Respeite, por favor, a lei dos direitos autorais.

69 Respostas para “Monofilar 80m

  1. Congratulaçoes.
    Eu vou a facer.
    73 do Uruguay

  2. Pode fazer, funciona realmente. Não espere um rendimento fantástico, mas fique pronto para surpresas. Dedique especial atenção ao aterramento.

    73, Luiz – PY1UR

  3. PU2OKE RICARDO

    Fiz uma antena dessas ha 01 mes e estou tendo um resultado consideravel em 80 metros.
    73 a todos e boa sorte.

    PU2OKE
    RICARDO
    GG66vl

  4. Atenção especial deve ser dada ao aterramento. Quanto melhor, mais rendimento. Cheguei a fazer contatos com a Guyana Francesa com esta anteninha. É um quebra-galho para pouco espaço, mas os resultados, as vezes, são melhores do que com uma encurtada. Obrigado por seu comentário

  5. Oi. quais as medidas para 160mt? Posso colocar o ponto de ligação no alto da torre, ligando o terra nela? Ela é aterrada, pois não posso ligar na ponta do fio. Moro num sobrado. Na ponta não posso colocar no poste de luz. Muito obrigado.

  6. CLAUDEMIR

    SEMPRE TIVE INTERESSE PELA BANDA DE 160 METROS. NÃO TENHO ESPAÇO PARA FAZER DIPOLO PARA 160 METROS, ENTÃO PENSEI NA POSSIBILIDADE DE FAZER ESSA ANTENA COM AS MEDIDAS PARA 160 METROS. ACHO QUE VAI FUNCIONAR BEM. QUANDO EU FIZER, E SE TIVER BONS RESULTADOS EU VOLTO AQUI E COMENTO.

  7. Peço desculpas pelo comentário atrasado. Corte o fio com 1/4 de onda (ou um puco mais) e vá sintonizando (cortando), até obter a mínima ROE na frequência desejada. Lembre-se que, em 160m, pela largura de banda, a ROE evolui muito rapidamente, em função da frequência. Garanta um bom aterramento, para melhor desempenho. Conte-nos o resultado, depois. Boa sorte!

    73, Luiz – PY1UR

  8. No seu caso, é melhor tentar uma half-sloper, se sua torre for suficientemente alta.

  9. PU2 MAJ HELIO MACHADO

    Montei esta antena no meu QTH, devido espaço fisico, fiz o aterramento com 3 barras formando um triango espaço entre as barras 1,50cm,ficou uma beleza cosegui a ROE 1.4 em 3.965 , forte 73s.

  10. Caro Hélio, desculpe-me pela demora da resposta. Meu computador estava “doente”. Consegui bons contatos em 80m com essa antena. É um quebra-galho que funciona! Quanto melhor o aterramento, melhor o rendimento. Outro ponto favorável é a largura de banda da antena: cobre mais que 100kHz com uma ROE mais do que aceitável, melhor que uma encurtada.

    73’s

  11. eu achei que era mais pequena mais ainda e grande .minha casa e so meio lote e quase nao da para montar antena de 80 mts

  12. Bem, nesse caso coloque uma vara telescopada de alumínio com 12m de altura e complete o comprimento (+/- 7m) com uma vara de pesca de fibra de vidro recheada com fio condutor. Fica bom! Essa cabe até em um terreno com 1m²!!!

  13. Paulo Celso Zaniboni

    Prezado Luiz, achei muito interessante esta alternativa de antena para 80 metros. No meu QTH, num extremo do terreno tenho uma torre de 12 metros de altura. Estou pensando de colocar um isolador de porcelana no alto desta torre e esticar um fio de 19,50 metros a partir deste isolador até um mastro de 9 metros que tenho no outro extremo do terreno. Neste isolador, descer um fio na vertical que será ligado na haste de aterramento. O cabo coaxial será ligado no isolador no alto da torre. Na sua opinião, você acha que surtirá bom resultado? Obrigado pela atenção.

  14. Paulo Celso Zaniboni

    Obrigado de coração “pela atenção e esclarecimento de minha dúvida”….

  15. a procura de opções e quase que por acaso encontrei esta informação de uma antena mono filar,em férias no litoral fiz uma para 80 e outra para 40, Roe 1:2.1,farei para 160mt.em comparação a tantas(loucuras) que se encontra sobre antenas fico surpreso de como tão simples e original com tão pouca perda, funciona espetacular-mente bem para longa distancia ,para perto se usa vhf estou a divulgar em minha região TKS meu caro.

  16. A ligação ao terra tem que ficar próxima ao solo. Do jeito que vc quer fazer, a antena vai se comportar como uma half-sloper. Pesquise sobre essa antena no Google, é muito boa tb.

  17. CLAUDIO R. NASCIMENTO

    Bom dia,amigo.
    Estou querendo me aventurar na banda de 160m e tenho muito pouco espaço sera que poderia montar esta antena para 160 m ????? e qual seria os conselhos que o amigo poderia me dar????.Grato.

  18. waldir px 6A6075

    meu caro amigo, o que adianta o nylon no muro se o irradiante esta passando proximo a antena vertical”mastro”, sem falar no começo do elemento irradiante que nao tem nem 1 metro do chao. a antena e a alma do radio, ela tem que esta o mais longe possivel do solo, longe aproximadamente 10 a 20 metros de qualquer obistaculo ou outras antenas, a estacionaria pode estar baixa, mais isso nao quer dizer que a antena esta rendeno, nesse casa ela esta so sugando a RF do coitado do radio.

  19. Em resposta à mensagem do Claudio R. Nascimento, esclareço que esta antena pode ser “cortada” para afaixa de 160m, sim! Basta que dobre suas dimensões, mais ou menos. É uma antena um pouco ruidosa para esta banda, mas deve proporcionar bons resultados para DX. Dedique especial atenção ao sistema de aterramento.

  20. Respondendo ao Waldir, PX6A6075:

    Meu chapa, trata-se de um monopolo. Se vc não conhece esse tipo de antena, não fica dando peruada errada!

    Luiz Belem, PY1UR / PX1W3254

  21. Ola bom dia.
    Gostaria de saber junto aos conhecedores de antenas se tem como fazer uma antena para ser usada assim como móvel ou fixa para usar dentro de casa digo dentro do apto ,o radio é um YAESU FT817ND.

  22. Caro qslworldpy2255swl

    Se vc pretende somente para SWL tente uma loop magnética, para SWL ela é ideal, testei uma essa semana com o FT817, gostei do resultado, vou tentar melhorar a construção (capacitor variável) para usar em TX também.
    A antena em questão, monofilar, é uma exelente solução, colocamos uma para a banda de 80m na casa do PU5TAB e funcionou bem, detalhe importante, muito bem ressaltado pelo PY1UR, é o aterramento, use uma, duas ou mais hastes ou melhore a condutividade da terra com sal grosso, carvão ou gel de aterramento,
    73 a todos.
    PY5NF

  23. Carlos R. Limongi

    Vou montar esta antena, depois posto o resultado.
    Mas aproveitando o ensejo, sera que da certo montar uma antena com 19,50 metros para cada lado e na medida de +/- 10 Mt retornar para a aste e ou torre com um afastamento de 20Cm no elemento?
    Caso possam me ajudar desde já Obrigado.
    73
    Carlos PU5CLR

  24. É LEGAL
    VERDADEIRAMENTE FUNCIONA BEM!
    EU JA FALEI COM O LUIZ UR DAQUI DE ITABORAÍ RJ
    E O SEU SINAL ERA 9+20 E 9+40
    MUITO BOM
    PU1OSC CARLOS
    73
    LUIZ

  25. Só que é um pouquinho diferente: uso um acoplador automático na base e 3 hastes de aterramento. Ficou muito boa para QSO local. Pouco ruído!!!

  26. Caio Nunes

    FIZ ESTA ANTENA MONOFILAR PARA 80 METROS E GOSTARIA DE SABER SE COM SOMENTE SEIS METROS DE ALTURA ELA IRÁ FUNCIONAR.

    GRANDE ABRAÇO – CAIO NUNES – PU2VNG

  27. Funciona, sim! Boa para contatos a curta distância, até 600km.

  28. paulo m. silva

    Qual a faixa de trabalho dela em 80m,vc usa um acoplador na saida do tx ou e na base dela ,qual seria a distancia ideal das barras de terra.
    grande abraço-paulo pu1lgu.
    off algum tempo mas doido pra voltar.
    73

  29. A antena trabalha bem dentro de 100kHz de banda, com uma ROE menor que 2:1. Para fonia, ajuste em 3740 kHz o centro dessa faixa. Para o aterramento, melhor usar 3 barras, dispostas em triâgulo equilátero, com 1m de lado. 73 de PY1UR.

  30. Uso acoplador na base da antena, porque tb a utlizo em outras faixas. Em 40m é jóia!

  31. Ola, montei uma dessas aqui em São Paulo e estou tendo ótimos resultados, baixo QRM e a estacionaria por incrivel que pareça cobriu a faixa toda de 80m sem acoplar e acoplada funciona muito bem tb em 40m como segunda opção. Usei fio de 4,5mm e em vez de descer a ponta após prender num braço de 1m isolado da torre central de 10m, segui com ela reta até aprox 3m da outra torre que está a 8m na horizontal amarrada com cordinha de nilon, ficou muito boa. Obrigado, ajudou bem no pequeno espaço. 73

  32. Adalton Jose

    Meu amigo Luiz como voce disse ao Valdir Px 6A6075 se ele não sabe para não dar peruagem ,eu lhe digo o seguinte esta antena e uma engana troxa para voce ter uma perfeita transmissão e pressiso voce transmitir os semi sicro negativo e positivo isso teve dar interferencia ate na geladeira o medidor de roe não quer dizer que a antena esta perfeita nem sempre a menor estacionaria voce tem o maximo de potencia irradiado o serto de regular uma antena e com o medidor de intencidade de campo depois confere para ver se a roe não tem risco de danificar o tx tem radioamador que mora em lugar sem espaço e fica enventando moda.

  33. O espaço é democrático! Todos têm o direito de dizer o que bem entenderem, mesmo que seja um montão de asneiras. Não vou mais gastar meu português!!!

  34. é para esses radioamadores que transmitem com 500wats fica facil
    nós precisamos de antena para tx de 5wats qrp.
    nessas antenas malucas cara sai lá com 500wats no tx mas só transmite uns 200wats o que é otimo.então se vc tem um tx de mais de 100wats beleza caso contrario,esta antena não serve.
    py 1nv com 500 anos de radio e mil de idade

  35. Santiago Silva

    Caro Luiz,
    Tenho pouco espaço em casa e procuro alternativa e esta até agora é a melhor. Minha duvida é a seguinte: 19,50m de fio flexível 2,5mm ficaria bom? No caminho da antena, terei uma antena PX (Plano Terra+1VHF+1UHF) isso comprometeria seu projeto? Minha estação conta com um IC-718+Acoplador Automático AH-4, com essa antena renderia bem para 10/20/30/40/80m? Forte 73. Se as resposta for boa, o fim de semana promete sol no telhado.
    Obrigado.
    Santiago Silva – Taubaté/SP.
    PX2Z0850/PU2SCX.

  36. Caro Santiago, atualmente é a única antena que tenho disponível. Opero em todas as faixas, mas principalmente em 80 e 40m. O rendimento é muito bom, com um acoplador automático SG-237. Não conheço o AH-4, mas deve ser equivalente ao meu. O rendimento em 10 e 15m é meio duvidoso, pois, dependendo do percurso do fio, podem acontecer alguns lóbulos de irradiação que podem não favorecer um determinado contato. Procurei uma configuração que me oferecesse lóbulos acentuados para Norte e Sul. Acho que consegui, pois faço alguns DX nessas bandas com somente 5W de saída. Em 20m, o rendimento é bom, nada excepcional, mas quebra o galho. Em 40 e 80m, dá pra fazer uma farra com contatos num raio de mais de 1000km. A antena se comporta como omni nestas bandas.

    Aproveite o feriadão com tempo bom e bons contatos!

    73 de Luiz – PY1UR

  37. Aos que quiserem discutir a eficiência dessa antena, por favor, identifiquem-se e certifiquem-se de ter algum “conteúdo” para colocar na mesa. Estou QRV!

  38. Fiz a antena e estou tendo ótimos resultados em 80m epsecialmente em cw e JT65 , agora vou fazer a de 160m e depois posto o resultado

  39. Santiago Silva

    Valeu Luizão. Fiz a antena 3 dias depois de conhece-la aqui no site. Logo no primeiro contato alcancei 9+30 a 688km de onde moro. Fiquei surpreso com a recepção muito clara. Depois de pronta vi que sobrou um espacinho, vou arriscar o 160m.

  40. Moisés-py8mvn

    Prezado Luís, ela pode ser feita com fio mais fino ?é possível melhorar o aterramento ?. Agradeço sua ajuda.

  41. pode ser usado fio 4mm ou vou ter problemas ? pergunto porque tenho este fio a disposição ? tks forte 73 boas festas.

  42. Boa noite, Luiz.
    Apenas como curiosidade: o cidadão que se identificou como “tupy” e como sendo “py1nv” (23/04/2013 às 22:24 |) é um radioamador gozador e não deve ser levado a sério.
    Um abraço.
    PY1NV – Tupy
    radioamador@radioamador.org

  43. Marcos Nardolini

    Essa antena é uma bomba, caiu um raio aqui e chegou fumaciar o ic 718.

  44. Tupy, além do cara cometer crime de falsidade ideológica, não tem nenhum conteúdo para falar sobre antenas. É um idiota!

  45. Marcos Nardolini, qualquer antena atingida por raio é uma bomba. O azar foi seu, sinto muito! Mande o IC718 para conserto!!! Última edição: FODA-SE!

  46. Boa noite, caro Luiz.
    Fico agradecido pelo seu comentário solidário.
    Aproveito para parabenizá-lo pelo simpático e objetivo blog.
    Um forte abraço e que continue trabalhando pelo progresso do
    radioamadorismo.
    PY1NV – Tupy
    radioamador@radioamador.org

  47. Pois é, caro colega! As vezes eu fico pensando se vale a pela gastar meu precioso tempo para “dar luz a cego”. Já faz algum tempo que não escrevo um post, pois ando meio desanimado com os comentários idiotas. Para falar a verdade, também tenho ouvido muita asneira nas faixas de HF.

  48. PU1JLS - Adair Lessa

    Olá, Luiz. Eu gosto de esperiências com antenas!!Eu estou com duas antenas que sintonizam nos 80m. Uma ´a G5RV junior, que não chegava nos 80m e eu aumentei os dipolos pra 31 metros, mantive a linha aberta como estava e usei um balun 4:1 no final da linha, tá uma beleza!! Eu queria saber se vc já experimentou a Windom?

  49. Fiz esta antena ela está rendendo muito melhor do que uma vertical que eu tenho aqui bobinada de um fabricante renomado, antena simples e barata não gastei nem 50 reais, fiz o aterramento com 6 hastes 2 triângulos, com 100 watts fiz um qso em fonia a pouco com as ilhas canárias, a antena ta ressonando em 3.750 khz com uma largura de banda de aproximadamente 100 khz,

    73´S

    PY8WW
    RENATO

  50. Eugênio S. Pithan

    Está antena funciona muito bem p/ quem utiliza alta potência coisa de 500w – 1kw ou até mais.O terra realmente faz diferença.Muito boa!

  51. Já faz algum tempo que não escrevo no blog, mas responder a todos que fazem algum comentário por aqui. Sobre a antena, quero esclarecer que não é um “canhão para furar a propagação”. Isso não existe! Acontece que, dependendo de sua construção, pode proporcionar bons contatos, as vezes melhores do que com um dipolo de meia onda. O ideal seria que todo o elemento irradiante fosse disposto na vertical, ou numa situação mais próxima possível da verticalidade. Nesse caso, ela teria uma característica bem próxima da omnidirecionalidade, ou seja, irradiaria igualmente em todas a s direções. Quem puder fazer isso, deve tentar, pois os resultados são surpreendentes. Como disse e fez o Renato Araújo, PY8WW, a qualidade do aterramento é importantíssima, para um bom desempenho do conjunto. Quem quiser “enriquecer” a antena com algumas radiais de 1/4 de onda (no mínimo, dez), feitas de fio (sucata) e dispostas sobre o terreno ou “levemente” enterradas, pode fazê-lo e verá como o rendimento melhora.

    Comentando o comentário do Eugênio S. Pithan, esclareço que pode colocar 1kW na antena, sem susto, mas ela funciona bem com baixas potências, também. Os pobres mortais que operam com 100W ou menos também conseguirão um rendimento satisfatório.

  52. geraldo py8mud

    li todos os comentários e devo informar que são hilariantes. o Luis belem tem uma paciência de Jó. mas indo ao assunto… tenho alguns colegas que fizeram essa antena e postaram bons resultados. tenho uma morgain mais surda que o van Gogh. vou tentar fazer uma monofilar. vou comprar mais duas hastes de cobre pra fazer um negócio legal. tomara que eu tenha sorte. valeu luis.

  53. Boa sorte, Geraldo. Acho que vale a pena tentar!

  54. Nunca experimentei a windom, mas dizem que é uma boa e prática antena, desde que alimentada com o balun correto.

  55. Eugênio S. Pithan

    Olá novamente! Está antena é interessante também para aqueles que adotam a filosofia de operar o transceiver direto na antena sem acopladores.Claro que tudo tem limite mas consegui um leque legal ,cerca de 120khz sem a ROE passar de 1:4. Deixei a minha ajustada (cortada) em 3.710 ROE 1:1 e modulo na rodada do soldador 3.680 (AM) com ROE 1:3, show né ! Outra coisa interessante é que quando ligava a linear aqueles retorninhos de rf que coçavam a mão via ptt ( kkkkkkkkkk) ou entravam pelo áudio terminaram, com certeza pelo fato dela estar aterrada. Antes quando tinha a dipolo mesmo aterrando a linear ainda havia alguns probleminhas deste tipo. Abração a todos!

  56. Olá, Eugênio! Eu só opero com 100W, mas, quando só utilizava o dipolo, também sentia um comichão quando encostava a beiçola no microfone, apesar de usar balun na alimentação da antena. Como a malha do coaxial é aterrada na monofilar, o problema acabou ou ficou imperceptível, mesmo com uma ROE de 2:1. É uma outra vantagem que você acabou de citar, principalmente para quem gosta de QRO. Obrigado por seu comentário. 73 de Luiz – PY1UR.

  57. João Kalluf PU5MAR

    Essa antena não segue o mesmo princípio das longwires?? Porém essas utilizam um balum 9:1 e radiais não harmônicas. Talvez uma ligação usando conectores ou um balum 1:1 melhore o desempenho desta antena. O que acham???

  58. Luiz, devemos observar relação altura e ângulo da antena no que diz respeito ao ajuste do ROE? 73.

  59. Em tempo, Luiz, para 40 metros qual seria a medida sugerida?

  60. Marco Tulio Carvalho

    caro Luiz! Fiz esta monofilar aquí em minha casa,estou surpreso com o rendimento da mesma. Estou tendo otimos resultados…. Parabens e obrigado pela sua ajuda!!! Um abraço, pu4mtc,Marco Tulio

  61. Albean - PT2SSB

    Essa é uma antena Marconi, e é exatamente dessa maneira que se faz. A ligação do coaxial tem que ser feita ao nível do chão, e o aterramento tem que ser muito bom. Parabéns Luiz. Vou fazer uma e posto o resultado.
    De PT2SSB

  62. e para a frequencia do fm qual ea melhor antena e como faze-la?

  63. e para a frequencia do fm qual ea melhor antena e como faze-la?

  64. Oliveira

    Itamar vc é pirateiro, vc vai ser preso. Fica botando essas merdas no ar se derrubar um avião quero que ele cai em sua cabeça seu sacripanta. Seu fedido!!! Aqui são radioamadores falando de de antena de HF. kkkk

  65. Alexios 01/01/2016
    Caro Luiz fiz a antena com 20 metros e usei a grade do terraço de alumínio como terra , ficou ótima , muito melhor que a antena vertical de marca renomada , estou usando um acoplador automático e além dos 80 metros fiz contatos em 40 e 10 metros , com otimos resultados , obrigado pelas dicas .

  66. A grade do terraço funciona como contrapeso. Com acoplador automático, colocado no ponto de alimentação da antena, funciona em quase todas as faixas, com bom rendimento. Onde estou morando agora (Itatiba/SP) tenho espaço bastante para esticar 40m de fio, com folga, e, com um acoplador SG-237, consigo sintonizar todas as bandas. Fiz testes com a estrutura da garagem como contrapeso e os resultados foram bons.

  67. Para todos que testaram ou estão pensando em testar esta antena:

    1. As variações são muitas e o “percurso do fio” não precisa ser exatamente como está no desenho. Procure mantê-lo o máximo possível afastado de estruturas ou árvores.

    2. Se a antena ficar muito baixa, pode ser que a impedância também fique baixa, mas, de qualquer forma, vale a pena tentar qualquer configuração que resulte em uma ROE menor que 2:1.

    3. Para outras frequências, basta utilizar a fórmula clássica para cálculo do “braço do dipolo”. Depois, é só ajustar, para a mínima ROE. Simples assim! Não se prendam à questões puristas, que só servem para complicar a vida do radioamador.

    4. Essa antena não é uma longwire, com alguns podem supor. Assemelha-se a uma Marconi

  68. Resumindo, estique a antena, com bom senso, respeitando as limitações do seu terreno. Depois, é só ajustar!

  69. p y1ur Sou CT1DOE nome de operador Lino .Como tenho pouco espaço para 80m porque não encurtar antena . num tubo de pvc de 2cm de diametro enrolei 25 espiras de fio encapado de 1.5 multifilar .A antena ficou aproximadamente .com 15m .mas o comprimento ainda era muito fiz outra bobine com 30 espiras .Meu caro .Está espetacolo.Faz a banda toda desde desde os 3700 a 3800 1.05 a 1.15 .Desde já um grande Obrigado pela sua pagina de.CT!DOE Lino Candeias