Antena J11

j11  J11 – ANTENA “J” PARA A FAIXA DO CIDADÃO

 A J-pole, é uma antena muito utilizada pelos experimentadores das faixas de VHF e UHF, por seu baixo custo, facilidade de construção e bom desempenho. Para altas frequências é viável a construção desta antena utilizando até fita paralela de 300 Ω para TV, mas, para a faixa de 11m, torna-se impraticável, por seu tamanho, sendo imperativo o uso de um material rígido. Neste projeto, escolhemos o alumínio, por sua boa resistência mecânica e à intempéries, e por seu baixo peso.

 A simplicidade da antena e seu bom desempenho já justificam a sua construção. Os tubos de alumínio, com diâmetro de 3/4″ e 5/8″ devem ter uma parede com espessura de 1/16″, para permitir boa resistência mecânica e facilidade no encaixe. A barrinha de alumínio utilizada para solidarizar elétrica e mecanicamente o stub (veja explicação mais adiante) e o elemento irradiante tem largura de 1″ e espessura mínima de 1/8″. As barras de PVC ou nylon (ou qualquer outro material isolante que não absorva umidade) devem ter 5mm ou mais de espessura e as dimensões restantes devem ser idênticas às da barrinha de alumínio, mas funcionam apenas como elementos separadores/fixadores. Para conseguir este item, eu, particularmente, surrupiei a “tábua de cortar carne” da cozinha, sob protestos de minha mulher, sendo esta opção por conta e risco do construtor. As abraçadeiras e os parafusos utilizados devem ser obrigatoriamente de aço inoxidável, por motivos óbvios.

 Com relação ao comprimento dos tubos, pouco tenho a dizer, pois a figura ao lado já mostra o essencial. Não é obrigatório que os dois tubos tenham o mesmo comprimento, mas, para um melhor resultado estético e mecânico, é conveniente manter esta relação. As medidas informadas devem ser preservadas, com a finalidade de se conseguir um bom ajuste final com poucas tentativas. Todavia, qualquer variação geométrica resultante da construção pode ser compensada, com um pouco de paciência.

 Eletricamente, esta é uma antena de 1/2 onda, não de 3/4 de onda, como se diz por aí, ou pode parecer. A impedância de uma antena de 1/2 onda alimentada pelo extremo fica entre 200 e 250 Ω, e precisa ser adaptada aos 50 Ω normalmente encontrados na maioria absoluta dos transceptores e cabos coaxiais. Para isso utiliza-se um stub adaptador de impedâncias, com “comprimento elétrico” de 1/4 de onda. Deste modo, consegue-se na parte inferior do “stub” os 50 Ω desejados. Para a faixa de 11m, este ponto fica à 257mm do extremo inferior, aproximadamente. Pequenos ajustes, para mais ou menos, podem ser necessários.

 A alimentação e interligação da antena com o transceptor deve ser feita com cabo coaxial de 50 Ω de boa qualidade. Para não permitir o retorno de RF pela malha do cabo e proporcionar uma boa adaptação, sugere-se a utilização de um choke-balun, constituído por 12 espiras do próprio cabo coaxial, enroladas com diâmetro de 10 cm. Uma lata de Nescau serve perfeitamente como forma. Não é necessário interromper o cabo coaxial para isso, mas é importante que este choke-balun fique o mais próximo possível da antena, como se vê na figura. A antena não necessita radiais, sendo esta uma grande vantagem sobre as plano-terra.

 A fixação ao mastro de sustentação deve ser feita pelo pedaço de ±300 mm, no extremo inferior da antena. Hão há inconveniente em se conectar a antena eletricamente ao mastro e, consequentemente, à terra. A criatividade tupiniquim é o limite para se encontrar outras soluções construtivas para esta antena.

 Qualquer dúvida, sugestão ou comentários podem ser enviados para o autor deste artigo. A reprodução deste artigo pode ser feita, se mantidos os créditos do autor. A comercialização é expressamente proibida, sujeitando-se o infrator às penas da Lei.

30 Respostas para “Antena J11

  1. Julio Cesar

    Bom Dia ! Sou iniciante na área de radio comunicação e dentre as reportagens que li sobre antenas uma delas me chamou bastante atenção que é este modelo de j pole, minha duvida fica no quesito de tamanho da antena pois segundo este outro site http://www.py2bbs.qsl.br/super_j_colinear.php o tamanho da antena seria de aproximadamente 13metro de altura…enquanto este seu projeto fica em torno de 8 metros….tambem tive verificando a construção da antena com tubos e conexões de cobre…vc ja chegou a ver algo a respeito ? Gostaria de ouvir algum comentario de pessoas mais experientes…. outra duvida seria no ganho…quantos db´s ??? esta antena seria ideal para contatos locais ou longas distancias ??? Agradeço por toda ajuda que você puder me fornecer !

    Deixo um grande 73 de um pequeno aprendiz !
    Atenciosamente,
    Julio Cesar – Px5P5511 – Joinville – SC

  2. Olá, Júlio Cesar!

    A antena J-pole nada mais é que uma antena de 1/2 onda, alimentada pelo extremo. A impedância neste ponto é alta, daí a necessidade de um estágio acoplador com 1/4 de onda, para baixar a impedância até os 50 ohms. A antena que vc viu, com 13m, é uma 2 X 1/2 onda, com as seções de 1/2 onda acopladas por um stub. O ganho, para a antena que propus, é igual ao da dipolo de 1/2 onda, ou seja, 2,15 dB sobre o radiador isotrópico. O ganho da 2 1/2 onda é 3 dB maior: 5,15 dB. Pode confecccionar a antena com tubos de cobre, mas acho que fica muito pesada. Esta antena presta-se para contatos a curta e a longa distância. Seu ângulo de irradiação é mais baixo que o de uma plano-terra, portanto seu ganho é um pouco maior. Se vc estiver interessado em DX, seriamente, tente, no mínimo, uma yagi, com 3 ou mais elementos. Entretanto, a antena J pode surpreendê-lo, como já aconteceu comigo, em condições de boa propagação.

    73, Luiz – PY1UR/PX1W3254

  3. Julio Cesar

    Estive fazendo uma rápida pesquisa rápida sobre peso especifico por metro linear…. tomando como exemplo esta antena aqui do site daria + ou – uns 3,0kg como peso final sem contar algum flange superior para travar ela com cabos de aço. Realmente para fazer de cobre só se for com aqueles tubos para agua quente com parede média de 1,0mm, vai produzir um peso total de + ou – 3,5kg; estive pensando em fazer com tubos pela facilidade em soldar as conexões de cobre, pois é só estanhar as conexões lixar e pintar e no caso há todo tipo de conexão, da pra montar toda a antena sem adaptar nada….é só montar e soldar….mas será que a espessura da parede do tubo influencia alguma coisa no funcionamento da antena ????

    Deixo um grande 73 de um pequeno aprendiz !
    Atenciosamente,
    Julio Cesar – Px5P5511 – Joinville – SC

  4. gostei do espaço destinado , aos radioamadores, sou radioamador PY5 EPS da cidade de guarapuava PR , estou costruindo um rotor de antenas , barato , de facil montagem , se quizerem mando esquema e fotos , funcionou bem ,estou em fazes de testes , forte abraço

  5. Caro Ermes, desculpe-me pela demora da resposta. Meu computador estava “doente”. Apreciaria muito se me enviasse o esuqema do rotor. Seria de grande utilidade para todos os que gostam de colocar a mão na massa e construir seu próprio equipamento. Pode mandar, que eu publico, com sua autorização, é claro! Obrigado por seus comentários.

    73’s

  6. Caro Júlio, desculpe-me pela demora da resposta. Meu computador estava “doente”. Pode fazer a antena em cobre, sem problemas, mas o desempenho elétrico será o mesmo. Para estaiar a antena, utilize, preferencialmente, corda de nylon com bitola de 1/4″. Se for imperativo utilizar cabos de aço, utilize comprimentos não ressonantes, unidos mecanicamente por isoladores.

    73’s

  7. caro colega espero ver mais afundo o desenho das antenas se for posivel eu tenho uma pero nou funciona muito ben para abanda de 2 m o 144 – 432 eu gotaria saber algo mais , cando eu estive morando no Brasil tanto no Rio como en Teresopolis tive o PX1 8740
    20 anos por esas belas terras e com muitas saudades mais detalles en QRZ.COM 73

  8. Edinilson

    Amigo

    estou a procura de uma antena multibanda
    de 10 a 160 metros e outra para bandas novas

  9. Resolvi este problema com um acoplador automático SG-237 que comprei do Ivan – PY1YB. Muito bom, fuciona em todas as bandas, com 23m de monofilar e um bom aterramento, no meu caso. Pode procurar uma boa multibanda em http://www.dxzone.com. Tem de tudo!

  10. Não há mistério no desenho. Vc poderá encontrar muitos na internet. Gracias por sua visita!

  11. Ola ,
    fiquei pensando no custo beneficio.

    sera que essa antena j daria melhor resultado que um dipolo em L??
    sei que em VHf ela fala bem..em px desconheço.

    grato

    Rick

  12. marcelo honorato

    bom dia eu queria saber a medida das varetas eu px1w 7512 qra marcelo um feliz natal

  13. Agamenon Marques Vieira

    Caro amigo, pretendo construir a antena de sua autoria antena J11, mas estou com algumas dúvidas sobre a medida entre os tubos base, sendo que, no projeto diz que a distância é de 224,5 mm. Também gostaria de saber se posso fazer algumas modificações, dividindo por três o comprimento do elemento positivo que é de 786,6 m, e se isso não implicará no funcionamento da mesma.
    Em relação a chapa de sustentação é de 300mm por 257mm, se tiver algo a mais a acrescentar, agradeço.
    PX9B2934
    Espero sua resposta!
    TKS

  14. Vejam o desenho e leiam o texto com atenção. Está tudo claro!

  15. Recebido com sucesso.

  16. Parabésns pela bela página, gostei muito do projeto da J11, e provavelmente construirei uma para mim, uma vez q opero com uma J VHF com ótimos resultados.
    Abraços.
    Eduardo Vaz PX1I-4659/PU1RGA

  17. Pode fazer, funciona muito bem em 11m. Parabéns pelo seu blog, também.

  18. Capitão 48 GRC

    Olá Jacaré do brejó, que saudades de vc cara! Estava a procura de uma boa antena e encontrei seu blog aqui, como sempre muito bem montado e cheio de capricho que é a sua marca. Nosso bom velhinho D. Alberto partiu pro andar de cima está semana mais sempre falava na sua pessoa com muito apreço e saudades. Um abraço amigo e fica com Deus!

  19. Olá, Capitão!
    Fiquei sabendo do falecimento do Seu Alberto no mesmo dia, pelo Oliveira. Estamos sempre em contato, pelo FaceBook. Estou morando em Itatiba, interior de SP, mas não abandonei o rádio. Ano que vem, devo voltar com força total, inclusive nos 11m, se Deus assim permitir. Com relação à antena, pode fazer essa daí, pois funciona muito bem. Um grande abraço.

  20. geraldo ferreira da silva

    bom dia a todos. eu sou um radioAmador que estou comesando tem um dois anos comprei um atena plano terra G7 MARCA ARS . ESTALEI ELA MAIS NÃO CONSIGO ACERTA-LA não dar estacionaria digeito neum porque sera que é tamanho do cabo ou é a altura porque ela esta umS 7 MTS DE ALTURA VOCES PODE ME AJUDAR OBRIGADO. E MINHA ANTENA L FUNCIONA MUITO BEM.QRA RAPOSA AZUL PX4H5183-00 QUARTA MG QSL.

  21. Meu amigo, não vai funcionar, nunca!!! O modelo G-7 da ARS é uma antena 3 X 5/8 de onda, fabricada para as faixas de VHF e UHF. Não serve para a faixa do cidadão!!!

  22. GERALDO FERREIRA DA SILVA

    muito obrigado pelas resposta luiz belem ,qual seria a antena apropiada para mim?EU AMONTEI UMA ANTENA QUE TIREI UM PROJETO NA INTERN A ANTENA L. FUNCIONA MAIS OU MENOS EU QUERIA UMA ANTENA PARA MIM MODULAR EM LONGA DISTANCIA, PORQUE EU CONSIGO MODULAR APROXIMADAMENTE UMS 20KM . VOCE PODE FAZER O FAVOR DE ME AJUDAR MANDAR ALGUMA COISA PARA MIM MAIS DETALHADO .MUITO OBRIGADO MAIS UMA VEZ.

  23. Só quero deixar a minha satisfação em poder encontrar artigos e companheiros do radioamadorismo e faixa cidadão. 73 para todos do
    PU4- EAN ANTHONY PX4H-5252 ESTAÇÃO ÁGUIA NEGRA. CONTATO http://pxaguianegra.blogspot.com/ agradeço se poderem visitar o meu blog e me ajudarem a melhorar.

  24. Anderson

    Olá, tudo bem, primeiramente me desculpe se a perguna for tola, porém preciso fazer, esta antena J com relação a y, 5/8 e plano-terra é melho no que diz respeito a recepção e transmição????
    Qual o sentido de transmição desta antena???(esta é a pergunta tola, me desculpe).
    Fico no aguardo de uma resposta.

  25. A antena J nas ordens de tamanho para faixa 11,11 que é a do px, trabalha muito bem pois como nao faz distribuição maior como as plano terra teem maior ganho, vc pode montar com 1/4 de onda ou 5/8 basta calcular o tamanho das hastes 5. 11,11 divide depois por 8 que dá 6,94 cm que é 5/8 de onda ok o elemento negativo deve ficar1/3 do positivo, mas tanbém pode montar com o mesmo comprimento ficara igual ao garfo de duas pontas o Roe foce ajusta com uma abraçadeira na parte inferior da antena.

  26. Anderson

    Águia Negra, tudo bem?
    Primeiramente me perdem se as perguntas são muitos simples é que sou novato, como ja deve ter dado para peceber…rsrs
    Pelo que entendi a “J” é melhor então…..certo?
    Com relação ao stub que fala no artigo, eu entendi que nada mais é do que a distancia que se coloca o cabo com relação a base da antena, é isso mesmo????
    outra coisa, meu radio e um cobra 19dx, e moro em uma chacara que possui bastante arvores, qual a antena mais indicada para meu caso????
    a antena tem alguma coisa a ver com o radio ou independe?

  27. Renato Soares - PX4B3799/PY4RS

    Caro Luiz Belem,

    Já corujei alguns comentários elogioso sobre a sua antena J.
    Gostaria de confeccionar uma antena dessa para a faixa dos 10 mts.
    Você pode me sugerir as adaptações que eu devo fazer para que ela seja tão eficaz como em 11 mts.

    73s.

  28. fis uma antena l de 2.63 por 263 cano de 7mts mas aqui é nivel do mar sera c eu levan tar mais a recpeção melhora o roe 1.1

  29. RAfael felipe

    Luiz essa antena ela trabalha em curto????

  30. Estou reativando o blog. Podem continuar comentando e perguntando.