Analisador de antena: preciso de um?

Eu preciso, mas ainda acho muito caro! Na categoria dos “fusquinhas” tem um da MFJ que custa, aqui no Brasil, 1200 paus. É muito? Tudo depende da relação custo/benefício que a possível aquisição pode lhe oferecer. Vejamos:

  • Se você entende “lhufas” de antena e não pretende entender, então não compre;
  • Se você entende “lhufas” de antena, não pretende entender, tem algum dinheiro sobrando (tipo 1200 reais), gosta de colecionar coisas inúteis para você, mas tem um colega radioamador que sonha com um analisador de antena e não se enquadra no seu caso e, ainda, tem boa vontade para fazer antenas para você e para outros colegas, então compre;
  • Se você entende um pouco de antena, gostaria de se aprofundar no assunto, faz antenas copiadas para vender, então você e todos que compram as suas antenas merecem que você compre um e faça bom uso do aparelhinho;
  • Se você entende um pouco de antena, gostaria de se aprofundar no assunto, tem agum dinheiro sobrando (tipo 1200 reais) e gosta de fazer suas próprias antenas (muitas!), então compre;
  • Se você entende um pouco de antena, gostaria de se aprofundar no assunto, não tem dinheiro sobrando (tipo 1200 reais) e gosta de fazer suas próprias antenas (poucas), então consiga um colega que se enquadre na 2ª hipótese;
  • Se você não se enquadra em nehuma das alternativas acima, faça a sua hipótese e conclua se deve comprar ou não! Se, no final da história, o instrumento for inútil para você, eu o compro, pela metade do preço ou pelo preço em dólar nos USA.

Brincadeiras a parte, um analisador de antena é uma excelente ferramenta para os experimentadores. Permite que se meça, com razoável precisão, não só a impedância “total” de uma antena e a ROE, como tambem as componentes resistivas e reativas dessa impedância. Permite saber se uma antena está curta ou comprida para uma certa frequência. Permite avaliar qual o comportamento da antena ao longo da banda a ser utilizada. Permite, enfim, avaliar uma série de outras grandezas.

Todo fabricante ou fabricante clonador deveria ter um. Eu preciso de um, embora não seja fabricante e, muito menos, clonador. Alguem tem, para me vender, um MFJ-269, desde que se enquadre na última hipótese acima citada?

13 Respostas para “Analisador de antena: preciso de um?

  1. Wagner Duarte

    Oi ,Urubu Ranzinza,kkkkkkkkkkkkkk.
    Um beijo enorme neste teu coração enorme.
    Olha, na feirinha digital tem um amigo que está se desfazendo de um mfj, mas tem que trocar dois transistores do frequêncímetro, pelo menos foi o que ele falou, ele disse que testa para pessoa ver e tudo mais. Ele usava muito pois instala rpetidoras, rádios comunitárias, torres da ponte s/a, patrulha rodoviária, prefeituras, etc, talvez vc conheça é o ricardo, py1jrr, ele comprou outro mais novo e comprou um para uhf,por isso precisa vender.
    Um abraço do seu amigo, sopa de letrinhas.

  2. Wagner, estou querendo um que vá até UHF, mas falta QSJ!

  3. BOA TARDE AMIGO, ESTAVA LENDO O CONTEÚDO DE SITE QUANDO RECORDAVA-ME DE VC;
    VC FOI SEM DÚVIDA ALGUMA FUNDAMENTAL, PARA O DESENVOLVIMENTO DE MINHAS ATIVIDADES DE RADIOAMADORISMO, ELETRÔNICA, ANTENAS DX`S E ETC.
    VOCÊ NÃO É UM “JÚNIOR BAIANO” (ZAGUEIRO VIOLENTO DO FLAMENGO ANOS ATRAZ) MAS NOS FAZ MUITA FALTA.
    ESPERAMOS QUE VOCÊ TENHA UMA ÓTIMA VIDA AÍ EM SP, E NÃO SE ESQUEÇA DE TODOS OS SEUS AMIGOS QUE TANTO SENTE FALTA DESTES SEUS ASSUNTOS TÃO INTERESSANTES.
    E ESTE É MEU RÁDIO ATUALMENTE http://www.rigpix.com/icom/ic730.htm E ESTE VÍDEO http://www.youtube.com/watch?v=ZgD8SdTzI_w
    É UM RADIONHO MUITO SAFO NA RECEPÇÃO 4 CONVERÇÕES
    VC VAI GOSTAR DE OUVI-LO SE TIVER OPORTUNIDADE.
    RESOUVÍ JÁ OS DEFEITOS DE RECEPÇÂO DO MESMO O Q5 2SC 494 TRANS QUE DESVIA O SINAL DE RF DA SAÍDA DE FR POWER DA RECEPÇÃO ELE PÕE A MASSA A ENTRADA DE ANTENA PARA Feedback NÃO DANIFICAR. O EQUIPO.
    OK
    73 AMIGO MAIS CHEGADO, HÁ E EU CONSERVO A AMIZADE COM O GUARACI PY1GG AQUELA DE MARICÁ, CARA MANEIRO, É DO RAMO DAS MONTAGENS DE TORRES E ANTENAS É UM ENTISIASTA RADIOCOLEGA. APAREÇE QUANDO PUDER EM 80M, FALO MUITO LÁ,
    VC TINHA RAZÃO, LÁ É MUITO MAIS ABERTO O QSO E CONHECÍ VARIOS COLEGAS DA CONFRARIA DE FERRO DE SOLDAR E DO DX , COMO PP5PAPA PIPOCA JAIME, PY1LIM ROSENDO, PY5NB EDSON, PY1DMP PAULO ESSE É MEU AMIGO DE MONTAGENS CARA MANEIRO MEU QAP VHF 145 750 E 3.680 LSB 3 740 LSB

  4. No final deste ano estarei no ar em 80m. Obrigado, Carlinhos Oscilador, por suas palavras.

  5. José Guilherme PY1BBM

    Grandioso Luiz, gostei do espaço democrático para um comentário ! Na verdade jacaré no seco caminha como a humanidade que não deu certo. Quanto ao analisador procurei por um com gráfico que é mais resistente a tombos pois no campo acontece de tudo. Instrumento com ponteirinhos é preciso um pouco de cuidados a mais. As empresas que tem não vendem para o Brasil. Achei o analisador da AEA com gráfico e o preço é um absurdo. Resolvi então pela versão nova da MFJ 269C. Mesmo com um preço módico em dólar, o imposto é brabo ( 60% ) mais o frete que faz ele chegar a 1800,00 reais em sua casa.O ideal é ter algum amigo para trazer de favor. Mas devaneios a parte, o instrumento é uma maravilha e você fica com vontade de brincar o dia todo com ele. Vira um vicio pior que “zapzap”. Na nossa idade que se dane o preço pois os orgasmos múltiplos ocasionados pelo 269C são inesquecíveis.Vai virar seu amigo inseparável ,até na hora de dormir você vai querer saber a impedância daquela mola do colchão que esqueceu de medir. Para um sono tranquilo o Z0 é tão importante quanto a frequência de ressonância da mola do colchão.
    COMPRA LOGO.
    José Guilherme

  6. As molas do meu colchão executam um MHS (movimento harmônico simples) com amplitude crescente, frequência baixa e constante, contudo sem que haja ressonância, pois que ondas estacionárias são necessárias para que eu não seja taxado de ejaculador precoce.🙂

    Para frequências acima de 1,8MHz, eu preciso mesmo de um analisador, mas ainda não tive coragem de comprar um, pois ainda não consegui vislumbrar uma boa relação custo/benefício. Será que já existem equipamentos com esse recurso “embutido”?

  7. José Guilherme PY1BBM

    Penso que se resolve a relação custo/beneficio pedindo a alguém que vá viajar. O imposto é muito caro. O da MFJ com gráfico não vai a VHF alto.Recomendo o 269C. 73/51/69 etc

  8. Se eu realmente voltar à atividade plena, vou precisar de um analisador. Por enquanto, vou utilizando o bom senso, o instinto radioamadorístico e os ensinamentos que consegui obter durante minha ainda curta trajetória no rádio. Estou começando a construir uma colinear com 4 dipolos co-fasados para utilizar na 146870, atualmente administrada pelo André – PY1SGA e pelo Márcio – PY1MNC. Sei que um 269C seria bem útil neste caso, mas acho que consigo fazer tudo satisfatoriamente sem o equipamento. 73/120.

  9. José Guilherme PY1BBM

    Tomara que vc. volte a atividade plena, até porque hoje não acumulamos somente experiencia radioamadorística, mas experiencia de vida conjugal. O radio não pode mais interferir nas relações. Como antigamente era tudo muito novo e a vontade de experimentar mais era muito forte deixamos que o rádio ficasse no meio da vida e criando QRM/N.Hoje se der para fazer, muito bem, se não der , muito bem também. No tempo do VHF RIO, eu cheguei a administrar 16 repetidoras e a maioria nós já herdamos com quatro dipolos de 300ohms . Era um inferno.Primeiro muito pesado, segundo não tinha ajuste e finalmente o ganho as vezes não compensava. Aos poucos fui trocando conforme a necessidade e direcionando o sinal para as áreas de interesse. Todo esse tempo prevalecia o bom senso pois não tínhamos nada além de um Bird 43. O próprio Lélio ficava puto dizendo que eu complicava quando media cada uma na entrada da antena. Mas dava certo .Cheguei a por direcional em algumas repetidoras com dois elementos. O que importa é que o analisador que nunca tivemos vai ser um brinquedo a mais e vai confirmar na prática a teoria dando uma satisfação orgásmica.Estou voltando mas sem pressa pois esqueci muita coisa e principalmente o CW. Vou estudar tudo de novo. 73
    .

  10. Rádio sempre uma paixão para mim, tanto que, em alguns momentos, chegou a interferir na minha vida, de um modo geral. Agora, não! Mas continuo vibrando com cada antena que faço, com cada circuitinho que monto, com cada resultado positivo que obtenho. Essa colinear que vou montar será com dipolos abertos. Dizem que fica muito barulhenta, mas é muito mais flexível para ajustes. Vou pagar pra ver!

    Outro projeto que tenho é fazer um transmissor de AM com 200W, moderno, do tipo PWM. Os mosfets estão baratos e o rendimento é muito bom. Além disso, tenho experimentado o Swan 700 em AM, por enquanto só na carga. Consigo uns 80W bem modulados, somente desequilibrando o modulador balanceado e ajustando o ganho do mike até obter uns 200mA de pico nas placas das 6HF5, para não maltratá-las muito. Ainda utilizo muito aquele wattímetro/medidor de ROE da Telefunken que você me deu de presente.

    Não tenho mais cabeça para estudar e acompanhar novas tecnologias. Estou completamente desatualizado, mas conformado com esta condição imposta pela escassez de neurônios e limitação física. Vou para de fumar (por 3 meses) e comprar um analisador de antenas. É suficiente!

    73

  11. José Guilherme PY1BBM

    Você tem o conhecimento da eletrônica e a vida fica mais fácil e tem também o conhecimento da música que são duas atividades que fazem manter -se ocupado o tempo inteiro. Eu seria um vagabundo profissional com esses conhecimentos, mas não toco nada nem pandeiro.Quando eu estava na ativa ouvia falar que AM com potencia precisa de muito modulador. Tentei operar AM com amplificador e o modulador do 901DM não modulava mais de 25W de potencia. Aumentava a potencia e o áudio caia. Infelizmente só posso ter potencia em AM com equipamento comercial e dedicado.Quanto a antena que vai fazer não esqueça do balanceamento . Dipolo aberto com coaxial cria uma deformação na irradiação . Por que não usar a elegância e e o recurso do braço gama.?Um coaxial dentro de um tubinho de alumínio. Fica tudo balanceado e com recurso de ajuste. É só um palpite. Mandei um e-mail e espero que estude o assunto para mim. não consegui acompanhar a elétrica da antena de recepção. Estarei com Rolf no sábado mas ele pode não ir pois a saude anda mal. 73, dx, 51 e muito 69.

  12. Recebi a apostilinha em pdf e gostei muito. Um belo trabalho, enxutinho e objetivo. Fiz alguns comentários na minha resposta.

    Infelizmente, minha ocupação principal ainda é o Brigitte Bardot. Só em 2017 completarei 15 anos de casa e conseguirei uma aposentadoria menos pior pela previdência privada. Enquanto isso, a música e o rádio vão ficando em um plano secundário. A eletrônica evolui muito rapidamente e eu não consigo acompanhar. Larguei de mão e vou me concentrar nas dúvidas que tenho há 30 anos. Por exemplo: modular pelo catodo é melhor que modular pela placa ou pela grade? Quando eu conseguir responder essa pergunta, pode ser que eu renegue toda a filosofia heterossexual que adotei até hoje!!!🙂

    Falando sério, nada como um transmissor de AM modulado em placa, por transformador. Só que os transformadores de modulação exigem um bom ferro silício, coisa rara e cara para se encontrar nos dias de hoje. Por este motivo, vou optar por um PWM, com mosfets de potência. Tenho ouvido uns por aí muito bons, alí pelos 7180 ou 7190MHz. Estou sempre corujando o SDR do Viado Elegante da 4ª região: http://py4ve.qsl.br:50000/ .

    Para terminar, pergunto: o gamma match desbalanceia a antena ou balanceia o coaxial. Ou dá tudo na mesma? 🙂 Não vou utilizar o gamma para balancear a coisa, mas um balun marrento, tipo choque. O que você acha?

  13. José Guilherme PY1BBM

    dizem que o prazer dado pela modulação pelo catodo é viciante. Estive com o Hélio e ele me falou que ainda consegue transmissores antigos de AM e está preparando um. Aquele meu modulador espetacular da Viking está com Alfredo e penso que não tem dificuldade de pega-lo de volta.Se você conseguir algum anuncio de PWM mande para mim. Hoje recebi uma ligação do Lineu oferecendo 5000,00 no meu linear no estado (25 anos parado ) Vale a pena vender ? Penso que vale.Quanto ao gama eu usaria gama. Gama é mais elegante e o resultado é todo mundo bem arrumado.Toroide para o balun vc. encontra no mercado livre que tem um maluco que importou um monte e vende barato. Só tem um anunciante desses toroides com a permeabilidade que você precisa. 73

Deixe uma resposta

