Antena LIRPA TS1

ANTES DE TUDO, RECOMENDO QUE LEIA O ARTIGO ATÉ O FIM.

LIRPA TS1 é acrônimo de Left Input Radiation Power Amplifier with One Tube Scattering. A antena que utiliza esse revolucionário e atualíssimo conceito é muito simples e pode ser construída com alguns metros de fio e uma válvula pentodo de saída horizontal para TV (6KD6, 6JS6, 6LR6 ou equivalentes), mesmo que esteja imprestável, com o filamento queimado. Nada mais é necessário, além de um soquete, para evitar a soldagem diretamente nos pinos da válvula, uma lâmpada incandescente 220V/200W e as ferramentas necessárias para a montagem de toda a parafernália. Veja o esquema abaixo.

lirpa-ts1

A parte inclinada da antena deve fazer um ângulo de 30 a 60º com o solo. O ideal é colocá-la a 45º. O elemento de ajuste não precisa de mais do que 2 metros, independentemente da frequência para a qual a antena é cortada. Como era de se esperar, o ajuste da ROE é feito neste pedaço de fio, encurtando-o, tanto quanto necessário. O segmento do fio que fica pendurado, a partir da vávula, na vertical, não pode ter sua ponta tocando no solo, sob pena de não se conseguir uma ROE suficientemente baixa. Mais uma dica: o sistema-conceito LIRPA TS-1 funcionará com 100% de rendimento se o segmento inclinado da antena ficar na direção leste-oeste, com a base da válvula virada para o lado esquerdo (oeste), em razão da orientação das linhas de força do campo geomagnético.

Não monte esta antena, nem a ponha em operação se você não tiver conhecimentos avançados de eletrônica e, sobremaneira, eletromagnetismo, suficientes para avaliar seu desempenho, pois pode se surpreender com o resultado. Recomendo fortemente uma busca avançado no Google com a expressão “Left Input Radiation Power Amplifier with One Tube Scattering“. Caso não consiga, clique neste link. Não me responsabilizo por danos causados ao seu equipamento.    …. ..   …. ..   …. ..

8 Respostas para “Antena LIRPA TS1

  1. vc tá de sacanagem…

  2. Luiz, você como sempre se superando!..me diz uma coisa: Como funciona essa caralhopanga?

    73

  3. Jackson, tu é chato pra cacete!!! Para de ficar enchendo o saco de todos com as suas propagandas. pqp!

  4. Não funciona!

  5. Não tem coragem de se identificar, meu camarada? Medo de quê?

  6. Wagner Duarte

    O cara, não esquenta a sua cabeça, continue mandando artigos para que possamos melhorar nossos pequenos conhecimentos. Parabéns. Wagner Duarte

  7. Eu não esquento o cabeção! Eu me divirto com os bundas de boné!!!

  8. Revivendo minhas peraltices radioamadorísticas…