PLC, BPL e assemelhados

Power Line Communications, Broadband over Power Line, qualquer outra abreviatura ou acrônimo, tudo isso é uma praga só! São dados que trafegam na rede elétrica, modulando portadoras dentro do espectro de HF. A interferência é líquida e certa, nas proximidades do condutor que as transporta. Nem todas as faixas de frequência destinadas ao radioamadorismo foram protegidas, conforme se pode notar no projeto da norma que regulamentará o serviço.

Tudo será feito em nome da inclusão digital, sem salvaguardar uma atividade que já existe, oficialmente, há quase um século. Inclusão digital dá voto! Quem não tinha banda larga, vai poder tê-la, simplesmente plugando um modem à rede elétrica. E o radioamadorismo? E os outros serviços que utilizam a banda de HF? E os Dxistas, que gostam de ouvir aquela estaçãozinha fundo-de-poço?

Projetos piloto já estão sendo feitos em algumas cidades do interior, em algumas regiões de São Paulo e de outros estados também. Aqui no RJ, a Ampla, concessionária de distribuição de energia elétrica, já utiliza, há bastante tempo, a rede elétrica para o tráfego de dados. Quem mora perto daquelas famosas caixinhas presas no poste sabe do que eu estou falando. Em São Gonçalo e Niterói, há pontos onde nem o rádio VHF fica quieto. É fundo de escala!

A Anatel, a Aneel e a Aptel, esta última legítima representante dos empresários interessados em explorar essa tecnologia no Brasil, deveriam saber ponderar o prós e os contras e produzir uma norma decente, sem compromissos políticos e com metas irresponsáveis firmadas durante uam campanha igualmente irresponsável.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s