AVHFC 2009, um sucesso!

Não há dúvida que o Concurso Araucária de VHF confirmou sua posição de destaque no calendário radioamadorístico brasileiro. Nesta última edição de outono/2009, estima-se quase 300 participantes, entre os que enviaram os logs de participação e os check logs. É, inegavelmente, um sucesso, em se tratando de um concurso totalmente democrático, que congrega operadores experientes e inexperientes, com um regulamento bastante flexível, “rápido e rasteiro”.

Destaque especial deve ser dado ao RJ, que cresceu significativamente em número de participantes. Mais especial, ainda, foi a participação de SP, que regiu ao crescimento do RJ. Outros estados também cresceram, mas nenhum tanto quanto o RJ. Tres participações chamaram a atenção, aqui na terra dos “Papa Yankee One”: a operação da PT1R, na expedição à Ilha Rasa e as operações solitárias da PY1MNC e PY1RX.

 mnc-1

Uma vertical 2 X 5/8 de onda, uma yagi 7 elementos, mastros desmontáveis, cabos coaxias, fonte de 50A, FT-221 e IC-2200, um linear de funcionamento duvidoso, extensões para buscar energia elétrica a uma distância de 70m, uma barraca de acampamento e um fusquinha, além de um farnel para prover alimentção por 36 horas.

mnc-2

Tudo isso foi o “setup” do Márcio, que operou a PY1MNC em Itaboraí, proporcionando pontinhos valiosos para todos os participantes e faturando 80 contatos e 6 gridas, numa operação quase solítária, exceto pelos mosquitos grilos que se faziam presentes durante a noite.

mnc-3

Solitária e radical foi a expedição do Pedro – PY1RX, que rumou montanha acima, com rádio, bateria, antena e mochila nas costas, para operar durante poucas horas e marcar uma brilhante participação no concurso.

rx-1

Não desdmontem as antenas, ainda! Vem aí o CSA 144, n0 1º fim de semana de junho e, logo depois, em outubro, o AVHFC/2009 edição de outono.

12 Respostas para “AVHFC 2009, um sucesso!

  1. Sempre Alerta!!

    Jakson-PY1PDF

    Agradeço a voce e atodos os radioamadores que dedicam seu tempo para trabalhar e mostrar para os mais jovens que essa pratica radioamadorismo, é cheia de emoção e um aprendizado a cada dia. desejo a voce e sua familia muita saúde e paz!

  2. Parabéns a Marcio e ao Pedro. Isso sim é radioamadorismo na sua essência

  3. Parabéns pelo empenho, isso é o radioamadorismo rompendo todas as barreiras e dificuldades para contatos. Confirmado ZV2K em GG77. Até o CSA144. 73

  4. Valeu, Billy! Parabéns por sua brilhante participação no concurso. Excelente expedição, ótimos vídeos. O 1º lugar é, merecidamente, de vocês.
    73, Luiz – PY1UR

  5. Márcio N. Chehab

    Alguns acertos… A fonte era de 20A e a antena vertical 3×5/8″ e no domingo acordei com acompanhado de cerca de 10 vacas no terreno ao lado do meu, em frente a barraca 3 delas comiam enqto eu pensava uma forma de enxotar elas dali… heheheheheh… é isso…
    73

  6. Vc não pensou em fazer um churrasquinho? Tá certo, subestimei as vaquinhas e inflacionei os Ampéres!

  7. Participei do test mas não gostei… concurso brasileiro é tudo uma coisa só…

  8. Again…

  9. Impressionou sem dúvida o despreendimento tanto do Marcio como do Pedro.

    O AVHFC já é realidade em seu segundo ano, e sem propagação imagine quando começar a ter boas propagações em 50mhz!!

    O colega que participou e não gostou, opinião é pessoal e vc tem direito de emitir, mais se não gostou é porque não é a sua praia, pois estava maravilhoso.

    Parabéns Luiz e Jackson pela divulgação, o VHF DX no RJ já pode andar sozinho, pois já aprendeu a andar.

    que venha CSA 144 !!
    73´S
    Fábio
    PY1ZV

  10. É verdade! Vamos ao CSA!!!

  11. PARABENS Á TODOS OS CARIOCAS PELA PARTICPAÇÃO NO CSA144 2009, NOS DA REGIAÕ CENTRO OESTE MINEIRA ESTAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE .73s A´TODOS…….

  12. O radioamarismo fluminense participou muito discretamente do CSA 144. Esperávamos um a participação melhor, com mais estações, mas o “barulho” que fizemos foi pouco. Ano que vem, vamos arrebentar!

Deixe um comentário