Transconversor, sim senhor!

Depois que o colega disse que usava um transverter e um cobrinha 148, ouviu coisas do arco da velha: “já vinha notando que sua transmissão está meio espalhada…”; “tem uma rasposidade no seu aúdio que parece estar sendo gerada por realimentação de RF…”; “transverter é coisa de clandestino que gosta de falar na faixinha…”; “o uso desses aparelhos está proibido pela (sic!) Dentel…”. Enquanto não havia dito que equipamento utilizava, todos o atenderam e alguns elogiaram sua transmissão.

Pois bem, fui eu quem fez a experiência. Não é ficção, é verdade, mesmo! Usava um transverter modelo STS-150 (não me lembro mais a marca, pois já faz algum tempo), com 80W de saída, comprado no Mercado Livre, de um vendedor desonesto (veio com o MRF454 aberto entre base e emissor). O rádio transceptor era um Cobra 148GTL EX+, com 10 anos de uso, mas ainda original, sem modificações. Excitava o transverter com 10W em SSB e obtinha 80W na saída, em 40m, depois que troquei o MRF454 imprestável por um SD1446. O ALC do Cobra não permitia sobre excitação do transverter e a saída era limpa e não havia espalhamento pelas laterais, como se escuta por aí em muitas transmissões com rádios de trocentos dólares e mikes de 600 (*). Antes de colocar no ar, eu monitorei, por vários dias, a minha transmissão, para me certificar que não havia lambança. Não havia, mesmo!

Então, era puro preconceito! Não se deixe abater por essas opiniões, compre ou monte o seu transconversor e o utilize com bom senso, com um rádio PX de boa qualidade, sem aúdio escancarado, sem ALC desativado, sem roger-beep, sem eco e sem trouxinhas pré-amplificadoras. As vantagens são muitas, a começar pelo custo, que é bem menor que qualquer rádio HF velho e cheio de problemas (com 250 merréis, você já consegue encontrar um transverter razoável). Os mais comuns são para 40 ou 80m, mas é possível encontrar um dual band tambem. Existem modelos para 6m e 2m, que permitem a entrada no ainda seleto clube do SSB em VHF.

Destaque especial deve ser dado à recepção, que fica muito boa com a 3ª conversão em 27MHz. Basta não escancarar o ganho de RF do PX, utilizar um rabicho curto e de boa qualidade na interligação dos equipamentos, e rezar para que não haja nenhuma estação transmitindo em 11m na mesma frequência intermediária que você está utilizando.

13 Respostas para “Transconversor, sim senhor!

  1. tenho tranverter marca calhambeke, solta maios ou menos 5 wats, um super star tirado o bip, fala muito bem sem interferencia um abraçop do Alcides

  2. Esse é “bão”, manda o esquema!

  3. gostaria de receber o esquema do transvert se possivel, grato73/51

  4. Não tenho, só troquei o transistor de potência.

  5. CLAUDEMIR

    Já aconteceu comigo: falei que estava com um yaesu ft 1000mp, mas estava com um transvert zamin e um superstar 3900. Recebi mil elogios pelo áudio e qualidade de transmissão.

  6. Boa tarde forte abraço
    Eu estou as volta com um projetinho de um tal amplificador tudo bom, mais na hora de encotrar o (transitor sd 1446) tive que procurar para comprar esse tal ufa, alguem sabe onde tem esta peça dificil?
    Valeu!!!

  7. Caro Antônio, desculpe-me pela demora da resposta. Meu computador estava “doente”. Você pode encontrar o transistor SD1446 na Zamin. O endereço do site é http://www.zamin.com.br. Foi lá que eu comprei e o utilizei como substituto do MRF455. Deu certo!

    73′s

  8. anderson

    preciso de orientaçao sua comprei um ft7900 com uma caixinha q nao sei o q e mas nao consigo falar direito entre em contato comigo pelo meu imail para me ajudar belmontanderson@hotmail.com

  9. Waldir Cardoso px 6A6075

    mais tem que ter cuidado ao adquirir um transvert, ele tem que ter um bom filtro de antena, como exemplo do allan tr 45, para nao ficar espalhando Rf pela vizinhança, como os lineares de Rf que muitos usam em px sem filtros de antena.enquanto a potencia, tanto dos transvert quanto das lineares, sao mentiras, o que marca 80w na verdade nao ultrapassa os 55w, os de 100w nao chega a 70w.

  10. waldir px 6A6075

    ola, deixei um comentario aqui sobre o transverte tr 45, muito bem nao sei por que nao foi publicado, eu acabei de desenhar o esquema original do danado e quero saber como colocar na net. tenho mais projetos para desenhar e publicar, ok muito obrigado.

  11. Olá waldir px 6A6075, gostaria muito de receber o esquema do Transverter TR45. Já ouvi falarem muito bem deste transverter. Gosto de fazer montagens e queria muito ver como o equipamento foi montado.Grato.

  12. Olá! Isso já aconteceu comigo! Você pode operar com o melhor rádio do mundo, mas se falar que está com “transvérter”…. Preconceito puro! Que programa você usou para desenhar a antena J Pole? 73 do Ademir PT9-HP (ex-PT9AIA)

  13. É isso aí, transverter é palavrão nas faixas de HF. Pois saibam que a recepção de um transverter bem construído, associado a um Cobra 148GTL fica muito melhor que de muito rádio HF multibanda de marca famosa. É só saber usar!

    Ademir, com relação à J-pole para 11m, eu não utilizei programa nenhum, foi tudo experimental. Trata-se de uma antena de 1/2 onda alimentada pelo extremo por intermédio de um stub de 1/4 de onda, o qual confere a correta adaptação de impedâncias.

Deixe um comentário

